Japão

Preços de apartamentos novos em Tóquio superam marca dos ¥100 milhões pela primeira vez

O aumento foi impulsionado pelo crescimento dos custos de mão de obra e construção.

blank
Visualizações

Tóquio, Japão — No último ano, o mercado imobiliário de Tóquio testemunhou um marco histórico, com o preço médio de apartamentos novos superando pela primeira vez a marca dos 100 milhões de ienes.

Este aumento notável foi alimentado tanto pelo crescente custo de mão de obra e construção quanto pelo influxo de investidores estrangeiros, atraídos pela desvalorização do iene, que atingiu seu nível mais baixo em várias décadas, de acordo com relatórios da agência Reuters.

Publicidade
blank

O valor médio dos apartamentos recém-construídos na capital japonesa registrou um salto impressionante de 39,4% em comparação com o ano anterior, alcançando um recorde de 114,8 milhões de ienes (equivalente a cerca de 778.041 dólares).

Este aumento nos preços imobiliários não é apenas atribuído às taxas de juros historicamente baixas no Japão, mas também ao interesse crescente de compradores estrangeiros que aproveitam a fraqueza do iene.

Adicionalmente, há um movimento de investidores que buscam realocar seus fundos da China, devido à crise imobiliária e preocupações geopolíticas que têm desencorajado investimentos no país.

Com o preço médio de 114,8 milhões de ienes, um apartamento em Tóquio agora custa aproximadamente 25 vezes a média salarial anual do Japão, que é de 4,6 milhões de ienes.

Somente no ano de 2023, mais de 4.000 unidades de apartamentos de luxo foram oferecidas na área metropolitana de Tóquio, com preços acima de 100 milhões de ienes.

Um exemplo notável é o Mita Garden Hills, localizado no coração de Tóquio, onde uma unidade de 376,50 metros quadrados foi vendida por 4,5 bilhões de ienes.

Foto: PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank