A polícia de Tóquio lançou um drama baseado em incidentes de espionagem da vida real para instar as empresas japonesas a melhorar suas medidas de segurança.
O vídeo tem como objetivo impedir a saída de tecnologia avançada e proteger a segurança econômica do Japão. Ele descreve as maneiras pelas quais os espiões atacam as empresas usando uma variedade de táticas para obter tecnologias de ponta.
Com duração de aproximadamente 30 minutos, o vídeo foi postado no site oficial do Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio e nas mídias sociais nesta quarta-feira (9) .
A história segue um espião de uma agência de inteligência estrangeira que entra em contato com um funcionário de uma startup japonesa que desenvolve tecnologias de direção autônoma.
O espião janta o funcionário, aprofunda seu relacionamento, oferece presentes e dinheiro e, eventualmente, exige o fornecimento de dados corporativos confidenciais.
Em um aviso aos executivos corporativos, o drama também mostra outro oficial de inteligência abordando uma empresa japonesa sobre um projeto conjunto com uma empresa estrangeira. O negócio exige um enorme investimento financeiro da corporação japonesa.
Segundoa NHK, a polícia de Tóquio visitou um total de 2.500 empresas no ano passado para o que chama de “atividades de divulgação” para promover medidas de segurança mais rígidas. Eles dizem que usarão o novo drama para ajudar nesses esforços.