Tóquio, Japão — Em uma pesquisa recente realizada entre o final de novembro e o final de dezembro de 2023, mais de 70% das principais empresas no Japão expressaram otimismo em relação ao crescimento da economia doméstica em 2024. A pesquisa envolveu 113 empresas, incluindo gigantes como a Toyota e o Grupo SoftBank.
Segundo os resultados divulgados na terça-feira (2) em uma reportagem do jornal Mainichi, 72% das empresas participantes afirmaram esperar um crescimento moderado, enquanto 1% antecipou uma expansão sólida ao longo do próximo ano.
Este índice combinado de 73% representa um aumento significativo em comparação ao ano anterior, quando apenas 56% das empresas manifestaram expectativas de crescimento moderado ou sólido.
Os participantes destacaram a confiança nos gastos sólidos do consumidor e de capital, prevendo que esses fatores irão superar os impactos da inflação.
O clima de otimismo reportado pelas empresas coincide com a projeção da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o Japão, que estima um crescimento de 1% em 2024, um ritmo mais lento em comparação com os 1,7% previstos para 2023.
Importante notar que nenhum dos participantes da pesquisa indicou expectativas de uma recessão em 2024. No ano anterior, preocupações com os preços mais altos de matérias-primas e energia foram citadas como fatores de risco significativos.
Os resultados dessa pesquisa refletem um sentimento corporativo mais otimista em comparação ao ano anterior, sinalizando uma perspectiva positiva para o cenário econômico japonês no próximo ano.
Foto: PhotoAC