O governo japonês vai permitir que as pessoas façam suas próprias escolhas sobre o uso de máscaras faciais para prevenir infecções por coronavírus, a partir de março.
Atualmente, o governo recomenda que as máscaras sejam usadas em ambientes fechados. Está revisando a recomendação porque o coronavírus será reclassificado para a mesma categoria da gripe sazonal a partir de 8 de maio.
O primeiro-ministro Kishida Fumio discutirá o momento da mudança e outros detalhes com o ministro da saúde Kato Katsunobu e outras autoridades na sexta-feira.
Kishida pretende permitir que as pessoas tomem suas próprias decisões sobre o uso de máscaras a partir de março, já que novas infecções estão diminuindo em todo o país.
Espera-se que o governo aprove formalmente o plano na sexta-feira, depois de buscar opiniões de especialistas e obter o consentimento de membros da força-tarefa de coronavírus do governo.
O ministério da saúde planeja notificar o público sobre situações em que as máscaras seriam eficazes, como quando idosos e outras pessoas com maior risco de doenças graves vão a locais lotados.