Japão

Japão acompanha exercícios militares da China em Taiwan com grande interesse

O Japão tem preocupações sobre as atividades da China na área por causa da proximidade de suas ilhas ao sul de Taiwan.

Japão acompanha exercícios militares da China em Taiwan com grande interesseMirage 2000-5 da Força Aérea de Taiwan se prepara para pousar na Base Aérea de Hsinchu em Hsinchu, Taiwan, neste dia 10 de abril
Visualizações

O Japão tem acompanhado de perto os exercícios militares da China em Taiwan e demonstrou grande interesse nas atividades, segundo um porta-voz do governo japonês nesta segunda-feira (10).

A China anunciou os exercícios de três dias no último sábado, simulando um ataque à ilha que é governada democraticamente, mas reivindicada pela China como seu próprio território.

Publicidade
blank

O Ministério da Defesa de Taiwan relatou a presença de 59 aviões militares chineses nas proximidades da ilha até as 10h da manhã, com 39 aviões chineses cruzando a linha mediana do Estreito de Taiwan e entrando nas zonas de defesa aérea taiwanesas.

O Japão, que possui ilhas ao sul de Taiwan, tem se preocupado com as atividades militares chinesas na área há algum tempo.

O secretário-chefe do gabinete japonês, Hirokazu Matsuno, disse a repórteres que a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan são importantes não apenas para a segurança do Japão, mas também para a estabilidade da comunidade internacional. Os Estados Unidos também estão acompanhando de perto os exercícios da China.

Os militares chineses simularam ataques precisos contra Taiwan no segundo dia de exercícios realizados no domingo. O Comando do Leste do Exército de Libertação do Povo divulgou um pequeno vídeo em sua conta no WeChat mostrando um bombardeiro H-6 com capacidade nuclear voando nos céus ao norte de Taiwan.

Embora o vídeo não mostre nenhum míssil sendo disparado, as autoridades de Taiwan têm enviado combatentes e navios de guerra para acompanhar as forças chinesas, mas disseram que responderiam com calma e não provocariam conflitos.

O ministério de defesa de Taiwan divulgou um mapa das atividades da força aérea chinesa nas 24 horas anteriores, mostrando caças cruzando novamente a linha mediana do Estreito de Taiwan, bem como caças J-15 chineses baseados em porta-aviões operando sobre o Oceano Pacífico a leste da ilha.

O ministério também divulgou fotos de lançadores móveis para mísseis antinavio Hsiung Feng fabricados em Taiwan e barcos de ataque rápido armados com mísseis no mar.

Foto: Routers

Comentários
Publicidade
blank