Ishikawa, Japão — O Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako encontraram-se com evacuados e observaram os efeitos de um poderoso terremoto em sua primeira visita à Prefeitura de Ishikawa, no centro do Japão, desde que o desastre ocorreu no primeiro dia do ano.
A viagem de um dia do casal imperial à prefeitura, na costa do Mar do Japão, abrangeu as cidades duramente atingidas de Wajima e Suzu, onde mais de 200 pessoas perderam suas vidas, incluindo aquelas que morreram devido a causas relacionadas ao desastre após o tremor de magnitude 7,6.
Após chegarem ao aeroporto de Noto de avião na manhã de sexta-feira, o imperador e a imperatriz pegaram um helicóptero das Forças de Autodefesa para Wajima e depois para Suzu, na ponta da Península de Noto.
Em Wajima, eles curvaram a cabeça diante dos escombros queimados onde ficava o mercado matinal de Wajima.
O casal também visitou um centro de evacuação local que ainda abrigava cerca de 100 pessoas, onde foram vistos ajoelhando-se para perguntar aos evacuados sobre sua saúde e suas vidas no centro. Eles também agradeceram aos socorristas.
O terremoto de 1º de janeiro registrou o nível mais alto de 7 na escala de intensidade sísmica do Japão em Wajima.
Mais de 240 pessoas morreram na Prefeitura de Ishikawa como resultado do desastre, dados do governo da prefeitura mostram.
Foto: Reprodução/Kyodo