O Japão criou um cargo ministerial para apoiar empresas iniciantes, com objetivo de promover o crescimento econômico e resolver problemas sociais. O governo anunciou em entrevista coletiva na última segunda-feira (1) que o ministro da Revitalização Econômica, Yamagiwa Daishiro, atuará simultaneamente como ministro responsável pelas startups.
Aumentar o apoio a novos negócios faz parte da iniciativa do primeiro-ministro Kishida Fumio para realizar o que ele chama de uma nova forma de capitalismo. O governo pretende traçar planos até o final deste ano para aumentar em dez vezes o investimento em startups para negócios tão inovadores nos próximos cinco anos.
Um novo escritório foi aberto na Secretaria do Gabinete para trabalhar com universidades estrangeiras para pesquisar tecnologia avançada e ajudar a fomentar startups.
O vice-secretário-chefe de gabinete, Kihara Seiji, disse a repórteres que Yamagiwa coordenará as políticas entre os ministérios para ajudar o Japão a alcançar um crescimento econômico sustentável e enfrentar os desafios sociais.