Inabe, Japão — No último sábado (13), a jovem brasileira Giselle Adorno, de 22 anos, alcançou seu sonho de se tornar policial no Japão ao ser nomeada simbolicamente chefe da delegacia de Inabe, na província de Mie. A emocionante cerimônia foi realizada no Aeon Mall em Toin, distrito que integra a área de atuação da delegacia.
Giselle, que cresceu em Yokkaichi (Mie) e atualmente reside em Nagoia (Aichi) como estudante do quarto ano na Universidade Nanzan, recebeu um certificado de nomeação das mãos do chefe de polícia Masaki Shinya.
Vestida com o uniforme oficial da polícia, a brasileira liderou um quiz interativo para o público, abordando o uso apropriado do número de emergência 110, destinado a situações como crimes ou acidentes.
Durante sua participação, Giselle também compartilhou informações importantes, orientando sobre o procedimento adequado para quem perde objetos, como carteiras, enfatizando a importância de relatar tais incidentes na delegacia ou no posto policial mais próximo.
Com um toque de descontração, ela destacou que, dos aproximadamente 108.000 chamados recebidos pela polícia de Mie no último ano, cerca de 16% eram de natureza não urgente.
Para esses casos, Giselle informou à comunidade sobre a importância de utilizar o número #9110.
Apesar de não poder se tornar uma policial de fato no Japão devido à sua condição de cidadã estrangeira, Giselle expressou sua alegria pela nomeação simbólica.
Em uma declaração à emissora NHK, a brasileira compartilhou: “Fiquei feliz por muitas pessoas terem presenciado o momento em que realizei meu sonho de me tornar uma policial.”
Foto: Reprodução/NHK