Tóquio, Japão — O Japão enfrenta atualmente uma crescente escassez de motoristas de caminhão, uma situação que está provocando mudanças no setor de entregas e forçando as empresas a buscarem soluções alternativas.
Com a falta de mão de obra e as novas regulamentações que visam reduzir as horas extras dos motoristas por motivos de segurança, as empresas de entregas porta a porta estão sendo obrigadas a ajustar suas operações.
Uma das medidas adotadas é a redução das áreas geográficas cobertas para as entregas no dia seguinte.
Diante desse cenário desafiador, a All Nippon Airways (ANA) está lançando um novo serviço para transportar pacotes de comércio eletrônico do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, para o Aeroporto de Okayama, no oeste do Japão.
Embora ainda seja necessária a utilização de caminhões para a última etapa da entrega, a ANA destaca que o uso de aeronaves proporcionará maior rapidez para as entregas expressas partindo de Tóquio.
Suehara Sei, vice-presidente executivo da ANA Cargo, afirmou: “Podemos oferecer espaço para carga e desfrutar da vantagem da velocidade, tornando-nos uma solução viável para as empresas que enfrentam a escassez de motoristas”.
Além da ANA, as operadoras de trem-bala também estão encontrando oportunidades nessa nova realidade. A companhia ferroviária JR Central anunciou que começará a realizar entregas de pacotes comerciais entre Tóquio, Osaka e Nagoya já no próximo mês.
Essas iniciativas demonstram a adaptação do setor de transporte às novas demandas e desafios, garantindo que as entregas continuem sendo realizadas de forma eficiente e pontual, mesmo diante da escassez de motoristas de caminhão.
Foto: Reprodução/NHK