Japão

Aumento do número de pessoas que trabalham como cuidadores de idosos no Japão

Diante do crescente número de indivíduos que conciliam trabalho e cuidados com familiares idosos, o governo implementará medidas para apoiar esses profissionais.

Aumento do número de pessoas que trabalham como cuidadores de idosos no Japão
Visualizações

Tóquio, Japão — Com o envelhecimento da geração dos “baby-boomers”, espera-se que o número de “business carers” – termo utilizado para descrever aqueles que equilibram o cuidado de familiares idosos (kaigo) enquanto trabalham – atinja um marco significativo, ultrapassando os 3 milhões pela primeira vez.

Diante desse cenário, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) está comprometido em fortalecer as medidas para promover um equilíbrio efetivo entre as responsabilidades no trabalho e os cuidados com a enfermagem.

Publicidade
blank

Até março deste ano, o METI está elaborando um conjunto de diretrizes que delineará as medidas de apoio que as empresas devem implementar para seus funcionários.

A partir de abril, o ministério considerará tratamentos especiais para empresas que demonstrarem iniciativas proativas em apoiar o equilíbrio entre trabalho e cuidados de enfermagem.

Além disso, as autoridades pretendem incentivar os líderes empresariais a compreenderem melhor as situações relacionadas aos cuidados de enfermagem de seus funcionários.

Serão organizados eventos e seminários de conscientização, criando um ambiente propício para a harmonização entre as responsabilidades profissionais e os cuidados familiares.

Reiji Mizuguchi, diretor da Divisão do Setor de Cuidados com a Saúde do ministério, enfatiza: “Embora possa ser desafiador abordar questões de cuidados de enfermagem no ambiente de trabalho, nosso objetivo é impulsionar iniciativas sociais e promover a conscientização nas empresas.”

Foto: PhotoAC

Comentários
Publicidade
blank