JapãoMundoSociedade

Adolescente japonesa ganha Prêmio Internacional da Paz Infantil

blank
Visualizações

A adolescente japonesa Kawasaki Rena ganhou o prestigiado Prêmio Internacional da Paz Infantil por seu trabalho pioneiro em atrair mais jovens para participar da política e da sociedade.

A KidsRights Foundation, uma organização internacional de direitos da criança com sede na Holanda, entrega o prêmio todos os anos a jovens por suas contribuições na proteção dos direitos da criança. A ativista ambiental sueca Greta Thunberg ganhou o prêmio em 2019.

Publicidade
blank

Kawasaki, que tem 17 anos e frequenta uma escola internacional em Osaka, oeste do Japão, foi escolhida entre mais de 175 candidatos de 46 nações. É a primeira vez que uma japonesa ganha o prêmio, que foi entregue  numa cerimônia em Haia na última segunda-feira. 

Kawasaki tinha 8 anos quando leu um livro no qual soube que havia crianças que não podiam ir à escola devido à situação política em seus países e decidiu agir. Quando ela tinha 14 anos, ela começou sua organização para criar uma plataforma online para conectar jovens com representantes políticos locais. Ela tem trabalhado para incentivar os jovens a se envolverem mais na política e na sociedade.

Kawasaki disse na cerimônia que acredita que o prêmio “é um sinal importante para a juventude japonesa, destacando que nossas vozes são consideradas importantes no cenário mundial”. Ela disse que vencer lhe dá “mais força para lutar até que todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas”.

Com informações da NHK. 

Comentários
Publicidade
blank