Esporte

Sapporo se candidata aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030

Sapporo já sediou os primeiros Jogos de Inverno da Ásia em 1972

blank
Visualizações

A cidade de Sapporo entra em campanha para sediar as Olimpíadas de inverno de 2030. Com aumento de confiança e experiência em sediar o evento, a capital de Hokkaido é uma forte candidata. Líderes empresariais, políticos e atletas olímpicos estão entre os apoiadores e acreditam que a cidade possa sediar o evento.

Sapporo sediou os primeiros Jogos de Inverno da Ásia em 1972, também sediou os eventos de maratona e marcha atlética de Tóquio 2020 , a curto prazo, quando o local foi mudado de Tóquio devido a preocupações com o calor do verão, recebendo elogios do COI.

Publicidade
blank

Entre os destaques para sediar o evento, Sapporo se destaca na sustentabilidade, um fator que o COI citou como importante. As autoridades da cidade estão propondo limites para as emissões de gases de efeito estufa associadas ao evento e planejam usar os locais existentes – limitando os custos de desenvolvimento a cerca de US$ 700 milhões.

E as mudanças climáticas podem jogar a favor de Sapporo. É uma das cidades em com mais neve do mundo, com uma média de quase cinco metros por temporada ao longo de três décadas até 2020. Isso pode ser crítico se os alertas dos cientistas climáticos forem precisos.

Uma delegação do COI visitou Sapporo no final de maio para verificar os locais e instalações propostos. Eles devem dar conselhos sobre como melhorar seus planos. Sapporo deve competir com Vancouver, Salt Lake City e as regiões da Catalunha-Aragão da Espanha pelos direitos de hospedagem.

Oficialmente, o vencedor será escolhido no ano que vem, quando o Comitê Olímpico Internacional se reunir em Mumbai. Mas o presidente do comitê, Thomas Bach, diz que o conselho executivo decidirá em dezembro qual licitante será engajado no que ele chama de “diálogo direcionado” – sugerindo que é quando seu local preferido será efetivamente selecionado. Isso deixa as autoridades de Sapporo com apenas sete meses para convencer um público cético de que os Jogos deveriam ser deles.

Comentários
Publicidade
blank