Emprego

Uniqlo quer que 80% dos seus gerentes sejam cidadãos estrangeiros

Fast Retailing busca diversificar liderança global, visando 80% de gerentes e 40% de diretores executivos estrangeiros até 2030.

Uniqlo quer que 80% dos seus gerentes sejam cidadãos estrangeiros(Foto: Reprodução/Flickr)
Visualizações

TÓQUIO, JAPÃO — A Fast Retailing, empresa por trás da famosa marca Uniqlo, está empenhada em expandir sua liderança globalmente, visando ter uma equipe executiva mais diversificada até o ano fiscal de 2030.

Com o objetivo ambicioso de ter 80% de seus gerentes e 40% de seus diretores executivos provenientes de fora do Japão, a empresa está entre as pioneiras no país em estabelecer metas numéricas tão específicas.

Publicidade
blank

Com as operações principais agora distribuídas entre o Japão e os Estados Unidos, a Fast Retailing reconhece a importância de ter uma equipe de liderança diversificada para impulsionar sua presença global.

Desde o desenvolvimento de lojas até a tecnologia da informação e a gestão da cadeia de suprimentos, a empresa vê os gerentes e executivos estrangeiros como peças fundamentais para internacionalizar suas operações.

Atualmente, 56% dos 2.144 gerentes da Fast Retailing são estrangeiros, incluindo 19% dos diretores executivos.

Para ampliar ainda mais a diversidade de talentos em sua equipe de gerenciamento, a empresa está estabelecendo parcerias com universidades em toda a Ásia e em outros lugares do mundo, recrutando jovens talentosos e promissores.

Até o momento, a Fast Retailing já estabeleceu parcerias com seis instituições na Índia e no Vietnã, contratando cerca de 70 profissionais, incluindo especialistas em tecnologia da informação e graduados de MBA.

Além disso, desde 2019, a empresa lançou um programa de estágio para trazer estudantes estrangeiros para o Japão, com cerca de 700 dos 1.100 novos contratados do ano fiscal de 2023 selecionados do exterior.

A empresa tem uma abordagem de desenvolvimento de carreira que permite aos funcionários estrangeiros começar em lojas físicas e progredir para cargos de gerência local e até mesmo CEO de países ou regiões.

Além disso, aqueles com experiência em logística, desenvolvimento de produtos e outras áreas têm oportunidades de se tornarem diretores em suas respectivas áreas.

Com as operações internacionais da Uniqlo já representando mais de 50% dos lucros da Fast Retailing no ano fiscal que terminou em agosto de 2023, a empresa reconhece que aumentar o número de executivos estrangeiros é fundamental para sustentar sua expansão contínua no exterior.

Comentários
Publicidade
blank