Emprego

Japão quer estrangeiros para trabalhar como motoristas de ônibus e ferroviários

Candidatos à vaga de motorista de ônibus precisarão alcançar o nível 3 no teste de proficiência em língua japonesa.

Japão quer estrangeiros para trabalhar como motoristas de ônibus e ferroviários
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Tóquio, Japão — Na última sexta-feira (29), o governo japonês anunciou uma decisão crucial visando resolver a escassez de mão de obra qualificada no país. Os trabalhadores estrangeiros qualificados agora terão oportunidades expandidas em quatro setores-chave, conforme relata a Kyodo News.

Essa medida do Gabinete do governo eleva para 16 os setores abrangidos pelo visto de Trabalhador Qualificado Específico Número 1.

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A expansão agora engloba os setores de transporte rodoviário e ferroviário, além dos setores florestal e madeireiro.

O Japão enfrenta uma queda alarmante na taxa de natalidade e está contando cada vez mais com a força de trabalho estrangeira para suprir a falta de profissionais, especialmente nos setores de transporte e logística, que enfrentarão desafios com a entrada em vigor de uma nova legislação que limita as horas extras para motoristas a partir de abril.

O plano do governo prevê a admissão de até 820 mil estrangeiros qualificados cinco anos fiscais nos próximos.

Após solicitar a opinião pública sobre a reforma nesses setores, o governo revisará as regulamentações pertinentes, incluindo portarias do Ministério da Justiça, para facilitar a aceitação de trabalhadores estrangeiros qualificados nos quatro setores mencionados.

Durante uma reunião na sexta-feira, o secretário-Chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, instou os ministros “a se prepararem para acolher os trabalhadores estrangeiros sem demora e a se esforçarem para construir uma sociedade inclusiva”.

No setor de transporte coletivo, os estrangeiros qualificados serão contratados como motoristas de ônibus, táxis e caminhões por empresas certificadas pelo Ministério de Terras, Infraestrutura, Transportes e Turismo.

Dado o contato frequente com os passageiros, um requisito será o nível 3 do Teste de Proficiência em Língua Japonesa, tornando a seleção mais rigorosa do que em outros setores.

No setor ferroviário, os trabalhadores qualificados poderão assumir funções relacionadas à fabricação de vagões e manutenção de trilhos, além de atuar como condutores e funcionários de estações.

Os estrangeiros portadores do visto número 1 devem comprovar habilidades profissionais e proficiência no idioma japonês por meio de um teste, permitindo-lhes começar a trabalhar imediatamente.

Para aqueles com o visto número 2, são permitidas renovações ilimitadas, abrindo caminho para a residência permanente e possibilitando que tragam suas famílias para o Japão.

Até dezembro de 2023, havia aproximadamente 208 mil trabalhadores estrangeiros com o visto número 1 e 37 com o visto número 2, conforme dados da Agência de Serviços de Imigração do Japão.

Essa reforma surge em meio aos esforços do governo para substituir o controverso programa de estágio por um novo sistema centrado no desenvolvimento de competências e na proteção dos direitos dos trabalhadores.

Problemas relacionados ao programa de estágio, como salários não pagos e assédio, levaram alguns participantes a abandonar seus empregos.

No novo programa, os estagiários terão a oportunidade de mudar de local de trabalho dentro do mesmo setor sob certas condições, permitindo-lhes adquirir as habilidades necessárias para uma transição bem-sucedida para o visto de Trabalhador Qualificado Específico número 1.

Foto: Reprodução

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