Segundo relatório publicado nesta quarta-feira (11) pela Sony, as vendas da empresa no ano fiscal de 2021 foram de ¥9,92 trilhões, um aumento de 10,3% em relação ao ano anterior. O lucro operacional foi de ¥1,2 trilhão, o que é 25,9% maior do que 2020.
Entretanto, o lucro final, com todas as despesas subtraídas, foi de ¥882 bilhões, representando uma queda de 14,3%.
Dois dos fatores que contribuíram com o crescimento das vendas foram os resultados na área de entretenimento, principalmente com a bilheteria do novo filme do “Homem-Aranha”, e os investimentos internacionais impulsionados pela queda do iene.
No ano fiscal de 2022, espera-se que as vendas de consoles de vídeo game (Play Station) aumente, gerando vendas finais de ¥11,4 trilhões. Entretanto, os efeitos que a pandemia do coronavírus está trazendo na China ainda é um fator preocupante, comentam especialistas.
“O coronavírus pode afetar as operações das fábricas e a aquisição de peças, e se espera que a situação se normalize em cerca de três meses. Queremos manter e melhorar a rentabilidade respondendo rapidamente às mudanças do mercado”, comenta o presidente e CFO Hiroki Totoki.