Tóquio, Japão — O Ministério da Economia, Comércio e Indústria anunciou hoje que o preço médio nacional da gasolina comum por litro subiu ¥1,80 em comparação com a semana anterior, atingindo um valor de ¥183,70.
Esta recente escalada nos preços está se aproximando do recorde histórico de ¥185,10, estabelecido em agosto de 2008, de acordo com informações do jornal Asahi.
Vários fatores contribuíram para este aumento significativo no preço da gasolina. Uma gradual redução dos subsídios governamentais, destinados a controlar os preços, somada ao aumento nos valores do petróleo bruto e à desvalorização do iene, foram os principais impulsionadores dessa tendência.
Embora o plano original fosse encerrar os subsídios até o final de setembro, o primeiro-ministro Fumio Kishida instruiu o governo a considerar medidas adicionais para conter a inflação, incluindo a possível extensão da assistência aos preços dos combustíveis. Esse movimento é visto como uma resposta às crescentes preocupações com os impactos da inflação na economia.
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria informou que os subsídios até agora contribuíram para uma redução de ¥12 no preço médio por litro. No entanto, apesar desse suporte, os preços da gasolina têm aumentado continuamente há 14 semanas consecutivas, a partir de 15 de maio, permanecendo acima da marca dos ¥180 por três semanas seguidas.
A tendência também se estende ao diesel, que atingiu a marca de ¥163,10 por litro, superando o limite dos ¥160.
Os valores dos combustíveis variam segundo as províncias, com Kagoshima liderando os preços mais altos do país, onde a gasolina comum alcançou a marca notável de ¥190,10 por litro.
No que diz respeito à gasolina aditivada, a média de preços foi de ¥200,20 em Yamagata e ¥202,20 em Kagoshima. Ambas as localidades ultrapassaram a barreira dos ¥200.
O site de comparação de preços de gasolina “gogo.gs” relata que, na terça-feira às 17h, alguns postos em ilhas remotas estavam cobrando impressionantes ¥226 pela gasolina comum. Além disso, diversos postos localizados em rodovias expressas vendiam a gasolina por mais de ¥210.
À medida que os subsídios mostram-se insuficientes para conter os aumentos nos preços, crescem os apelos para a ativação de uma cláusula de gatilho que possa reduzir os impostos sobre a gasolina, caso os preços continuem subindo por três meses consecutivos.
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