Tóquio, Japão — O Centro de Informações sobre Petróleo, encarregado de monitorar os preços da gasolina sob encomenda do governo, anunciou na quarta-feira (13) que o preço médio nacional de varejo desse combustível caiu para 184,8 ienes por litro. Isso representa uma diminuição de ¥1,7 em relação à semana anterior, conforme revelado pelo levantamento realizado na segunda-feira (11).
Essa notável redução no preço da gasolina é atribuída à recente extensão da aplicação do subsídio governamental, marcando a primeira queda em 18 semanas.
A partir de quinta-feira (14), o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) implementará um subsídio de 26,1 ienes por litro para os postos de gasolina em todo o país. Com essa medida, é previsto que os preços dos combustíveis continuem a diminuir, com uma meta de fixá-los na faixa dos 180 ienes ao longo de setembro.
Além disso, a partir do dia 5 do próximo mês até o final do ano, a taxa de subsídio será aumentada em 30% para combustíveis com preços inferiores a 185 ienes. O objetivo é reduzir ainda mais os preços, com a expectativa de atingir a marca de 175 ienes por litro em outubro.
Para o período de outubro a dezembro, o governo planeja implementar um aumento ainda mais substancial no subsídio, chegando a até 60%. Com isso, proporcionará alívio contínuo aos consumidores e apoiar a economia japonesa.
Foto: Reprodução