Economia

Moeda japonesa desvaloriza ainda mais chegando a ¥149/dólar

A moeda japonesa está em grande desvalorização, podendo passar dos 150 por dólar

blank
Visualizações

Tóquio, Japão — Na terça-feira, 26 de setembro, o mercado de câmbio de Tóquio testemunhou uma notável desvalorização da moeda japonesa em relação ao dólar norte-americano, fechando a uma taxa de 149 ienes por dólar. Esta queda significativa marca a primeira vez em 11 meses que o iene atingiu esse nível, remontando a outubro de 2022.

A recente depreciação do iene foi precipitada, em parte, pela ascensão das taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos. No dia anterior, nos mercados financeiros dos EUA, as taxas de juros de longo prazo temporariamente subiram para 4,54%, atingindo seu patamar mais elevado em 16 anos.

Publicidade
blank

Esse aumento levou a um aumento na demanda por dólares, levando a uma queda no valor do iene em relação a uma ampla gama de moedas.

Por outro lado, o diretor-geral do Banco do Japão, Kazuo Ueda, anunciou na segunda-feira sua intenção de continuar com políticas de flexibilização monetária em grande escala.

Isso aumentou a percepção de que o diferencial das taxas de juros entre o Japão e os Estados Unidos irá aumentar ainda mais, o que, por sua vez, intensifica a tendência de venda de ienes.

No entanto, à medida que o valor do dólar se aproxima do marco psicológico de 150 ienes por dólar, há um sentimento de cautela entre os investidores.

Existe uma crescente preocupação de que o governo japonês e o Banco do Japão possam considerar intervenções na taxa de câmbio para conter a depreciação contínua do iene.

A situação no mercado de câmbio está sendo monitorada de perto pelos analistas financeiros e investidores, uma vez que as implicações dessa tendência podem ter um impacto significativo na economia japonesa e nos mercados globais.

Foto: JNN/TBS

Comentários
Publicidade
blank