O governo do Japão divulgou seu relatório mensal para o mês de abril, mantendo sua avaliação da economia nacional, que vem melhorando moderadamente apesar de certa fraqueza. Segundo o Escritório do Gabinete, o consumo privado tem sido um fator positivo para o quadro geral, já que as pessoas estão gastando mais para comer fora e viajar para o exterior.
O relatório também destaca que as condições de emprego estão progredindo, em parte graças a melhores salários para trabalhadores de meio período.
Os hotéis e restaurantes ainda enfrentam escassez de mão de obra, o que tem levado muitas empresas a oferecerem aumentos durante as negociações salariais de primavera.
Embora as exportações continuem a ser um ponto fraco, com fracos envios para a Europa, o relatório enfatiza que a economia japonesa tem conseguido se manter estável.
No entanto, alerta que as economias em desaceleração em outros países poderiam representar um risco para o Japão no futuro próximo, uma vez que os bancos centrais em todo o mundo estão apertando o fornecimento de dinheiro.
Foto: Freepik