O Japão anunciou recentemente que vai investir ¥368.6 bilhões (US$2,8 bilhões) em novos subsídios para fabricação de semicondutores, incluindo chips de potência para veículos elétricos, microcontroladores, componentes e equipamento de fabricação.
Em troca, as empresas que se qualificarem para os subsídios devem continuar a produzir semicondutores no Japão por 10 anos.
Companhias nacionais e estrangeiras que investem no país estão elegíveis para receber os subsídios, que cobrem até um terço do investimento capital em chips e componentes, e até metade do investimento em matéria-prima.
Com o anúncio, o Japão demonstra seu compromisso em apoiar a produção nacional de semicondutores, considerados como um produto fundamental para as vidas diárias e atividades econômicas.
Além disso, a fabricante taiwanesa de chips por contrato TSMC está construindo sua primeira fábrica no Japão, enquanto a fabricante de chips Rapidus planeja estabelecer uma linha de produção de protótipos de chips de 2 nanômetros de ponta prevista para 2025.