O governo japonês iniciou no último sábado (1) a inscrição de empresas interessadas em adotar aplicativos de pagamento digital, como o PayPay e o Rakuten Pay, como forma de pagamento de salários. O objetivo da medida é estimular a economia e promover pagamentos sem dinheiro.
Uma das empresas que se inscreveu para oferecer o serviço foi a PayPay Corp., que enviou uma notificação para o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
A KDDI Corp., provedora do serviço au Pay, pretende se inscrever nesta segunda-feira (3), enquanto as operadoras R Pay Rakuten Payment Inc. e NTT Docomo Inc. também estão considerando se inscrever.
Conforme o plano do governo, o pagamento digital de salários permitirá que os funcionários recebam seus vencimentos por meio de um aplicativo próprio, evitando a necessidade de uma conta bancária.
Os trabalhadores poderão manter um saldo máximo de 1 milhão de ienes e utilizar o valor para compras ou transferências.
As empresas interessadas em oferecer o serviço terão suas inscrições avaliadas pelo ministério, sendo que a expectativa é que o lançamento do serviço ocorra em alguns meses.
Além disso, as empresas precisam obter o consentimento dos funcionários para adotar essa forma de pagamento.
A iniciativa do governo japonês visa a modernizar as formas de pagamento e incentivar a economia do país. A adoção de aplicativos de pagamento digital para o pagamento de salários pode ser um passo importante na direção de um futuro sem dinheiro em espécie.
Foto: Freepik