Tóquio, Japão – Um relatório de inspeção das contas do ano fiscal de 2022, encerrado em março deste ano, revelou que o governo japonês enfrenta dificuldades para recuperar 69,7 bilhões de ienes em empréstimos concedidos a pequenas e médias empresas afetadas pela pandemia de Covid-19, informou a emissora TBS na terça-feira (7).
Os empréstimos foram disponibilizados sem juros e sem a necessidade de garantias por parte das empresas beneficiadas. No entanto, o relatório indicou que os 69,7 bilhões de ienes foram categorizados como “sem perspectiva de recuperação”.
Isso ocorreu devido à concessão dos empréstimos sem um entendimento adequado da grave situação financeira enfrentada pelas empresas.
Diante dessa preocupante situação, a Corte de Contas instou o Banco de Cooperação Internacional do Japão e outras entidades envolvidas a monitorar atentamente a saúde financeira e o desempenho em evolução das empresas devedoras.
Além disso, eles foram solicitados a rever as bases dos relatórios, a fim de tomar medidas corretivas apropriadas para lidar com essa questão.
Foto: PhotoAC