Economia

Desvalorização do iene chegou a ¥140 por dólar e causa preocupação do governo

Logo depois do anúncio dessa depreciação, dois ministros do gabinete japonês manifestaram preocupações.

blankATM machine and money. Withdrawing yen banknotes. 3d illustration
Visualizações

No mercado de câmbio de Tóquio, na sexta-feira (2), a depreciação da moeda japonesa acelerou ainda mais e a taxa foi fechada em 140,12 ienes por dólar, a mais baixa em 24 anos, desde agosto de 1998.

O Federal Reserve System (FRB) dos EUA, equivalente ao banco central, elevou a taxa de juros significativamente em resposta aos indicadores econômicos daquele país, cujo anúncio foi feito no horário da noite de quinta-feira (1.º) do Japão, superando as expectativas do mercado. A visão de que isso vai continuar se espalhou.

Publicidade
blank

Por isso, deverá haver continuidade na compra de dólares e venda de ienes.

Tensão no governo japonês

Hirokazu Matsuno, Secretário-Geral do Gabinete, disse que “estamos observando com forte tensão as tendências do mercado de câmbio”.

“É importante que a taxa de câmbio permaneça estável, alinhada com os fundamentos, por isso, flutuações rápidas não são desejáveis. A volatilidade está aumentando e o governo monitorará de perto os desenvolvimentos de mercado com um alto grau de urgência”, declarou.

O Ministro das Finanças, Shun’ichi Suzuki, proferiu inicialmente as mesmas palavras que Matsuno e complementou: “Em relação aos mercados de câmbio, existe um acordo com o G7 e outros países de que flutuações excessivas e movimentos caóticos podem ter um impacto negativo na economia e nas finanças. Trabalharemos em estreita colaboração com eles e tomaremos as medidas apropriadas, se necessário”.

Comentários
Publicidade
blank