Tóquio, Japão — Os japoneses estão se preparando para a chegada de uma nuvem de poeira amarela que deve atingir grande parte do país entre sexta-feira (29) e sábado (30), segundo as previsões da Agência Meteorológica do Japão.
Os especialistas alertam que pessoas com alergia a pólen (kafunsho) devem redobrar os cuidados, pois os sintomas podem se agravar devido à presença da poeira amarela.
Para minimizar os impactos à saúde, é aconselhável ficar atento às previsões e informações atualizadas sobre o fenômeno. Os cidadãos devem evitar saídas desnecessárias ou exercícios intensos ao ar livre para reduzir a inalação, especialmente se a concentração da poeira estiver alta.
Além dos problemas de saúde, a poeira amarela (kousa, 黄砂) pode causar transtornos adicionais, como sujar carros e roupas estendidas no varal, além de limitar a visibilidade nas estradas.
O alerta sobre a poeira amarela também foi emitido pela estação meteorológica de Pequim, na China, na tarde de quarta-feira (27), conforme informou a emissora TBS.
Na Região Autônoma da Mongólia, a visibilidade foi tão baixa que os motoristas tiveram que ligar os faróis durante o dia.
A nuvem de poeira é resultado da movimentação de massas de ar que transportam pequenas partículas de areia do deserto da Mongólia e do norte da China em direção ao Japão.
Esse fenômeno é mais comum na primavera, mas continua sendo motivo de preocupação devido aos seus impactos na saúde e na vida cotidiana dos cidadãos japoneses.
Foto: Reprodução/Agência Meteorológica do Japão