BrasilTurismo

Polícia Federal lança novo modelo de passaporte com aprimoramentos de segurança

Passaportes válidos não precisam ser renovados até o vencimento

Polícia Federal lança novo modelo de passaporte com aprimoramentos de segurança
Visualizações

Brasília, Brasil – A Polícia Federal (PF) anunciou o início da entrega do novo modelo de passaporte brasileiro, em parceria com a Casa da Moeda, com uma série de aprimoramentos em medidas de segurança. O objetivo é proporcionar maior autenticidade ao documento e dificultar sua falsificação.

blank
Novo passaporte traz ilustrações dos biomas brasileiros e elementos de segurança mais difíceis de serem fraudados. (Foto: Ministério da Justiça e Segurança Pública/Reprodução)

Entre as melhorias introduzidas, destacam-se tecnologias de impressão e marca d’água mais avançadas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image) e outras características de proteção contra falsificações.

Publicidade
blank

Os solicitantes que visitaram os postos da Polícia Federal a partir da última sexta-feira, dia 29 de setembro, já estão recebendo o novo modelo de passaporte. Importante ressaltar que o valor da taxa de emissão do passaporte permanece inalterado, mantendo-se em R$ 257,25.

A PF destacou que o novo passaporte de viagem possui uma abordagem temática, homenageando todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.

O serviço de emissão e renovação de passaportes continua operando normalmente em todo o território brasileiro, com um prazo de entrega do documento entre 6 e 10 dias úteis após o atendimento. Informações detalhadas sobre os requisitos e etapas para solicitar o passaporte podem ser encontradas na página da PF na internet.

No que diz respeito aos brasileiros no exterior, os consulados e representações começarão a emitir os novos passaportes a partir do primeiro trimestre de 2024.

Aqueles que ainda possuem passaporte válido por um período de dez anos só precisarão renová-lo após o vencimento, mantendo a praticidade de sua utilização em viagens internacionais.

blankblank blank

Foto: Polícia Federal

Comentários
Publicidade
blank