Taipei – Um dos maiores terremotos a atingir Taiwan desde 1999 está ameaçando a cadeia de abastecimento de semicondutores em toda a Ásia, alertam os analistas.
O tremor de magnitude 7,7 deixou até o momento nove mortos e mais de 1.000 feridos, enquanto algumas das principais empresas estão realocando infraestrutura e funcionários.
Taiwan desempenha um papel crucial na produção de semicondutores, sendo o lar da maior empresa de manufatura de chips que abastece gigantes como Apple e Nvidia.
Embora muitas empresas não estejam próximas ao epicentro do terremoto, várias evacuaram edifícios e outras fecharam para inspeções de segurança.
Apesar das garantias de retorno à atividade por parte de algumas empresas, analistas alertam para graves perturbações e possíveis atrasos.
“Mitigar os impactos do terremoto exigirá cuidados e tempo para restaurar a produção e manter os padrões de qualidade, o que apresenta desafios adicionais”, afirmam os especialistas.
Além dos semicondutores, a produção de equipamentos de litografia ultravioleta foi interrompida entre 8h e 15h. Os analistas do Barclays explicam que alguns semicondutores precisam ser mantidos em um estado de vácuo permanente por semanas, o que pode ser afetado pelo terremoto.
Os eventos desta terça-feira podem levar a um período turbulento para os produtores de tecnologia em países como Japão, Coreia do Sul, Vietnã e China, que importam essas tecnologias. Com estoques reduzidos, é possível que as empresas aumentem os preços, resultando em impactos para os consumidores.
Foto: Reprodução/Earthquake Central Emergency Operations Center