Economia

Índice de ações Nikkei termina em novo recorde

Nikkei atinge alta recorde com otimismo sobre a economia dos EUA após o Federal Reserve sinalizar três cortes nas taxas de juros para o ano.

blankUm monitor de ações em Tóquio, mostra a média de ações do Nikkei de 225 emissões terminando em um nível mais alto. (Foto: Kyodo)
Visualizações

Tóquio, Japão — O índice Nikkei estendeu sua sequência de vitórias para três dias consecutivos de negociação, encerrando em alta recorde na quinta-feira, impulsionado pelo otimismo em relação à economia dos Estados Unidos, depois que o Federal Reserve sinalizou três cortes nas taxas de juros para o ano.

O Nikkei Stock Average de 225 ações encerrou com alta de 812,06 pontos, ou 2,03%, em relação à terça-feira, chegando a 40.815,66. Ele atingiu brevemente uma alta intradiária recorde de 40.823,32.

Publicidade
blank

O índice mais amplo, o Topix, fechou com alta de 45,24 pontos, ou 1,64%, a 2.796,21, seu nível mais alto desde janeiro de 1990.

Os mercados financeiros japoneses estiveram fechados na quarta-feira devido a um feriado nacional.

No Prime Market de primeira linha, os ganhos foram liderados por papéis de celulose e papel, comércio atacadista e questões bancárias.

O dólar dos EUA, que atingiu uma alta de quatro meses de 151,82 ienes durante a noite, recuou brevemente para a faixa de 150 ienes mais baixa em Tóquio devido à cautela sobre uma intervenção do mercado de compra de ienes pelas autoridades japonesas para conter um novo declínio na moeda, disseram os operadores.

Mas a moeda dos EUA subiu para a faixa superior de 150 ienes à tarde, à medida que os investidores vendiam o iene, percebido como um ativo seguro, em conjunto com uma alta nas ações japonesas, disseram eles.

Às 17h, o dólar era cotado a 151,22-24 ienes, em comparação com 151,19-29 ienes em Nova York às 17h de quarta-feira.

O euro era cotado a $1,0928-0929 e 165,26-30 ienes contra $1,0917-0927 e 165,16-26 ienes em Nova York na quarta-feira.

O rendimento dos títulos do governo japonês de 10 anos subiu 0,015 ponto percentual em relação ao fechamento de terça-feira, para 0,740%.

O rendimento caiu 0,030 ponto na terça-feira, após o Banco do Japão expressar a opinião de que as condições financeiras devem permanecer favoráveis.

Uma ampla gama de questões foi buscada ao longo do dia, apoiada por fechamentos em alta recorde nos três principais índices de ações dos EUA durante a noite, o que fez o índice Nikkei superar o fechamento recorde anterior registrado em 4 de março.

O Fed manteve sua previsão de três cortes nas taxas de juros este ano, apesar de sinais recentes de crescimento resiliente na maior economia do mundo.

“Os participantes do mercado sentiram uma clara sensação de segurança de que o Fed estava inclinado para um leve afrouxamento monetário, pois havia algumas preocupações de que (o banco) reduziria seus cortes de taxa de três para duas vezes”, disse Shingo Ide, estrategista-chefe de ações no NLI Research Institute.

O benchmark estendeu os ganhos à tarde à medida que o iene se depreciou em relação ao dólar, ajudando a impulsionar as empresas orientadas para exportação, disseram analistas, pois um iene fraco aumenta os lucros no exterior quando são repatriados.

Foto: Reprodução/Kyodo

Comentários
Publicidade
blank