Tóquio, Japão — Hoje, o governo japonês anunciou uma medida significativa visando aliviar a pressão sobre os caminhoneiros do país.
A partir do dia 1º de abril, o limite de velocidade para caminhões com peso igual ou superior a 8 toneladas nas vias expressas será aumentado de 80 km/h para 90 km/h, conforme relatado pela agência Jiji Press.
A mudança surge em resposta a uma séria escassez de caminhoneiros, que tem sido uma preocupação crescente para as autoridades.
Esta escassez, apelidada de “Problema 2024”, é em parte atribuída a uma nova regulamentação governamental que limita as horas extras dos caminhoneiros a 960 horas por ano, entrando em vigor também a partir de abril.
A elevação do limite de velocidade é vista como uma tentativa de aumentar a eficiência no transporte de cargas e ajudar a atenuar os desafios enfrentados pelos profissionais da estrada.
O governo espera que esta medida proporcione um impulso tangível à indústria de transporte.
A segurança dos motoristas, no entanto, permanece uma prioridade. Em uma reunião realizada pela Agência Nacional de Polícia em dezembro de 2023, foi concluído que o aumento do limite de velocidade para 90 km/h nas vias expressas não comprometeria a segurança dos usuários da estrada.
Esta mudança representa um esforço do governo japonês para encontrar soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor de transporte, ao mesmo tempo, em que prioriza a segurança e o bem-estar dos trabalhadores rodoviários.
Foto: PhotoAC