Tóquio, Japão — Em uma tentativa de recuperação após o escândalo de adulteração de testes de segurança que abalou a Daihatsu Motor, a montadora anunciou hoje a retomada da produção de 10 modelos em sua fábrica na província de Oita, no oeste do Japão.
A empresa havia sido forçada a interromper toda a produção doméstica no final de dezembro do ano passado, quando veio à tona que testes essenciais para obtenção de certificações de segurança do governo haviam sido manipulados.
Entre os modelos que voltaram a ser produzidos estão o popular caminhão leve Hijet, considerado o carro-chefe da empresa, e o miniveículo Mira e:S, conhecido por sua eficiência e economia.
Impacto na produção e planos futuros
Os 10 modelos recém-retomados representam cerca de 30% da produção doméstica da Daihatsu no ano fiscal de 2022, totalizando mais de 280 mil unidades. No entanto, mesmo com essa retomada, a produção da empresa ainda está abaixo dos níveis normais.
A Daihatsu já havia reiniciado a fabricação de dois tipos de veículos comerciais neste mês e planeja adicionar mais três modelos ao seu rol de produção no início de março ou posteriormente. Entretanto, mesmo com essas adições, a produção deve atingir apenas 40% de sua capacidade total.
Desafios e preocupações
Nove modelos ainda estão sujeitos a uma ordem governamental que exige a interrupção dos embarques, o que levanta preocupações sobre o impacto de longo prazo nos fornecedores de menor escala da montadora.
O escândalo de adulteração de testes de segurança abalou não apenas a reputação da Daihatsu, mas também gerou incertezas sobre o futuro da empresa e seu impacto na cadeia de suprimentos automotivos do país.
A Daihatsu Motor está empenhada em reconstruir a confiança do público e garantir a segurança e a qualidade de seus produtos, enquanto enfrenta os desafios decorrentes desse incidente. A retomada gradual da produção é um passo crucial nesse processo de recuperação.
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