Tóquio, Japão — Diante da crescente escassez de motoristas de ônibus, a Tokyu Bus Corp, operadora em Tóquio, está considerando contratar motoristas estrangeiros, conforme anunciado pelo presidente da empresa, Takashi Furukawa.
Furukawa, que busca inovar no setor, baseia sua decisão em sua experiência no Vietnã, onde contribuiu para a introdução bem-sucedida do sistema japonês na administração do transporte público. Ele reconhece os desafios que podem surgir ao implementar essa mudança, mas acredita que vale a pena explorar novos caminhos.
Com aproximadamente 2.000 funcionários, a empresa enfrenta a iminente escassez de motoristas devido à nova regra que limitará as horas extras desses profissionais para 960 horas por ano, a partir de abril. Isso levou Furukawa a considerar a contratação de motoristas estrangeiros como uma solução viável.
O presidente enfatizou seu compromisso em preencher as vagas de motorista de ônibus, afirmando: “Sei que pode não ser um caminho fácil, mas vale a pena pavimentar”. Ele planeja começar com a contratação de alguns motoristas estrangeiros.
Furukawa destaca as qualidades essenciais que os motoristas devem possuir, incluindo habilidades de direção segura, capacidade de resposta a emergências e a importância da hospitalidade e comunicação eficaz com os passageiros.
O Japão, conhecido por sua política rigorosa de imigração, está gradualmente abrindo setores específicos para trabalhadores estrangeiros qualificados. Essa decisão da Tokyu Bus Corp reflete a necessidade de se adaptar às mudanças demográficas e às restrições de trabalho impostas pela nova regulamentação.
A Associação de Ônibus Nihon prevê uma escassez de 36 mil motoristas até o ano fiscal de 2030, em parte devido ao envelhecimento da força de trabalho. A iniciativa de contratar motoristas estrangeiros visa mitigar esse impacto.
Para enfrentar os desafios da contratação internacional, a Tokyu Bus Corp planeja oferecer testes para obtenção da licença de Classe 2 em 20 idiomas. Atualmente, a exigência dessa licença representa um obstáculo significativo até mesmo para os japoneses.
A empresa já emprega dois mecânicos vietnamitas, destacando sua abertura à diversidade na equipe. Furukawa ressalta que a aceitação de motoristas estrangeiros é crucial para o futuro, afirmando: “O que importa é como começamos, porque precisamos garantir que nossos clientes sintam que os motoristas estrangeiros são tão bons quanto os japoneses.”
A partir de março, a Tokyu Bus Corp planeja aumentar as tarifas em 10 ienes, marcando o primeiro ajuste desde 1997. Furukawa assegura que parte desse aumento será direcionada para melhorar os benefícios dos funcionários, incluindo os novos motoristas estrangeiros, garantindo igualdade de condições em relação aos seus colegas japoneses.
Em uma perspectiva mais ampla, Furukawa destaca a importância de reconhecer a contribuição vital dos trabalhadores estrangeiros na sociedade japonesa e expressa sua esperança de ver uma mudança cultural que aceite profissionais vindos de diferentes países no setor de transporte público.
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