Ishikawa, Japão — Em resposta ao devastador terremoto ocorrido em 1º de janeiro, um impressionante número de mais de 10.000 pessoas se inscreveram como voluntárias para prestar assistência nas áreas afetadas, conforme anunciado pelo governo da província de Ishikawa, reportou o Yomiuri.
Embora as estradas severamente danificadas impeçam, por enquanto, a atuação dos voluntários nas regiões mais atingidas, a solidariedade demonstrada é notável. As 10.000 pessoas aguardam ansiosamente o chamado para ajudar os desabrigados e apoiar nas operações de socorro.
O governador Hiroshi Hase compartilhou na metade desta semana: “Nosso objetivo é fornecer uma estimativa concreta em uma semana sobre os locais para os quais os voluntários poderão ser direcionados.”
Recentemente, 28 voluntários, incluindo cidadãos de Kanazawa e membros da Associação de Voluntários para Desastres da província, uniram forças para limpar e recolher detritos no Centro Esportivo de Ishikawa, que atualmente serve como abrigo para aqueles que perderam suas residências.
Os voluntários de Kanazawa estão prestando assistência a 250 pessoas abrigadas no centro esportivo e, desde o dia 6 de janeiro, também estão envolvidos na limpeza das residências danificadas.
O governo tem planos de analisar outros locais afetados e enviar mais voluntários. Cidades como Wajima, Suzu e outras gravemente impactadas serão avaliadas, e os voluntários serão despachados assim que as condições locais permitirem.
A comunidade permanece unida na esperança de uma recuperação rápida e eficaz para aqueles que enfrentam as consequências deste trágico evento natural.
Foto: Reprodução/NHK