Tóquio, Japão – O Japão despachou um alto funcionário para Pequim a fim de coordenar um encontro entre o primeiro-ministro Fumio Kishida e o presidente chinês Xi Jinping, conforme relatado pela mídia local.
O secretário-geral da Secretaria de Segurança Nacional do Japão, Akiba Takeo, chegou à capital chinesa na tarde de quinta-feira (9) para tratar do assunto.
Sua missão inclui programar o encontro e dialogar com autoridades chinesas, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, que também é membro do Comitê Central do Partido Comunista Chinês.
A expectativa é de que o encontro entre Kishida e Xi ocorra em San Francisco, à margem da cúpula do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, agendada para a próxima semana, com a possibilidade de ocorrer na quinta-feira (16).
Durante a reunião, Kishida e Xi devem abordar diversas questões pendentes, incluindo a suspensão da importação de frutos do mar japoneses pela China. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, expressou a esperança de que o Japão cumpra suas promessas de construir um relacionamento construtivo e estável.
O secretário-chefe de gabinete do Japão, Matsuno Hirokazu, afirmou que ainda não há uma decisão final sobre a cúpula Japão-China. Ele reiterou o compromisso do Japão em manter uma postura franca nas relações com a China, pedindo responsabilidade ao país vizinho.
Matsuno também enfatizou o desejo do Japão de uma comunicação estreita com a China em todos os níveis, com base na política de promoção do diálogo e cooperação em desafios compartilhados.
Foto: Reprodução/NHK