Wellington, Nova Zelândia — Hinata Miyazawa marcou dois gols e se tornou a artilheira do torneio, enquanto as ex-campeãs Japão deram uma verdadeira aula de contra-ataques ao vencer a Espanha por 4 a 0, assegurando o primeiro lugar no Grupo C da Copa do Mundo Feminina na segunda-feira.
A atacante Riko Ueki também deixou sua marca no jogo ao marcar um gol em uma jogada de contra-ataque, enquanto a Nadeshiko furou a pressão alta da Espanha com três ataques rápidos na primeira etapa. A reserva Momoko Tanaka completou a goleada com um belo gol, faltando oito minutos para o fim da partida.
O Japão, vencedor da Copa do Mundo Feminina de 2011 e vice-campeão em 2015, permanecerá na capital da Nova Zelândia para enfrentar a Noruega nas oitavas de final no sábado, enquanto a Espanha seguirá para Auckland, no norte do país, para enfrentar a Suíça no mesmo dia.
“Nos primeiros e segundos jogos, tivemos mais tempo com a bola, mas tivemos que ficar atentos ao contra-ataque”, disse o técnico Futoshi Ikeda.
“Nesta partida contra a Espanha, sabíamos que teríamos que nos defender por longos períodos. Então, sabíamos que teríamos que aproveitar todas as oportunidades para jogar da maneira que queríamos. Acredito que fomos bem-sucedidos nisso.”
Ambas as equipes já haviam garantido a classificação para a fase eliminatória após vitórias convincentes em seus dois primeiros jogos do grupo, e o técnico do Japão, Ikeda, fez cinco mudanças em sua equipe para o confronto no Wellington Regional Stadium.
A Espanha tomou a iniciativa desde o início, e o gol do Japão aos 12 minutos foi totalmente contra o fluxo do jogo. Jun Endo na ala esquerda fez um passe curvado por trás da defesa espanhola, e Miyazawa correu para deslizar com calma e marcar com o pé esquerdo.
Este foi o terceiro gol de Miyazawa no torneio, após marcar duas vezes contra a Zâmbia, e também foi o primeiro gol sofrido pela Espanha em suas três partidas na Nova Zelândia.
A Espanha continuou dominando a posse de bola e o território, mas o Nadeshiko os surpreendeu com outro contra-ataque aos 29 minutos. Ueki, lançada por Miyazawa, disparou um chute a gol que desviou em Irene Paredes e acabou enganando Misa Rodriguez.
Ueki retribuiu o favor no terceiro gol, aos 40 minutos, com um passe pelo meio que Miyazawa alcançou na entrada da área e chutou com força, com o pé direito, sem chance para Rodriguez.
A Espanha voltou para o segundo tempo com mais determinação, mas, apesar da posse de bola e de mais de 900 passes, não conseguiram ameaçar seriamente a defesa do Japão, que ainda não sofreu gols no torneio.
“Primeiro, para vencer partidas, você não pode permitir que quatro gols sejam marcados contra você”, disse o técnico da Espanha, Jorge Vilda.
“Estou convencido de que vamos melhorar; ainda não vimos o melhor da equipe espanhola. E estou confiante de que, contra a Suíça, a equipe reagirá positivamente.”
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli