Tóquio, Japão — Fortes chuvas sobre a ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão, desencadearam inundações e deslizamentos de terra que resultaram em até seis mortes, deixando também três pessoas desaparecidas, de acordo com autoridades locais nesta terça-feira.
A Agência Meteorológica do Japão rebaixou os avisos especiais de chuvas intensas, emitidos na segunda-feira para as partes norte da ilha, para níveis mais baixos de alerta, mas ainda insta os moradores a ficarem atentos a possíveis deslizamentos de terra.
O Japão é o mais recente país a ser atingido por chuvas excepcionalmente intensas em várias partes do mundo nos últimos dias, aumentando novos temores sobre o ritmo das mudanças climáticas.
“Os municípios continuam verificando os dados sobre as vítimas, mas fomos informados sobre três mortes confirmadas, outras três mortes possivelmente relacionadas ao desastre, três pessoas desaparecidas e duas com ferimentos leves”, declarou Hirokazu Matsuno, Secretário-Chefe do Gabinete, em uma coletiva de imprensa regular.
As chuvas forçaram a fabricante de pneus Bridgestone (5108.T) a suspender as operações em quatro fábricas em Kyushu na segunda-feira, mas as plantas retomaram a produção na manhã de terça-feira, conforme informou um porta-voz da empresa.
Foto: Kyodo/via REUTERS