Tóquio, Japão – Um terremoto de forte intensidade, de magnitude preliminar 6,2 graus, sacudiu a região de Kanto na noite de sexta-feira (26), às 19h03, conforme informações da Agência Meteorológica do Japão. Importante ressaltar que, apesar da intensidade, o evento não apresenta risco de gerar um tsunami.
A província de Chiba foi a mais afetada, com o tremor atingindo uma intensidade máxima de 5- graus na escala japonesa, que vai até 7. Edifícios em Tóquio também foram balançados pelo sismo, com alguns distritos da capital japonesa registrando uma intensidade de 3 graus.
Em função do terremoto, várias linhas de trem em Chiba, incluindo Uchibo, Kashima, Kururi, Sobu, Sotobo, Togane e Narita, tiveram suas operações temporariamente suspensas, conforme informações do site da JR East.
O Aeroporto de Narita, também em Chiba, onde a intensidade sísmica atingiu 4 graus na escala japonesa, fechou temporariamente as pistas A e B para averiguação de possíveis anormalidades, segundo a emissora NHK.
O epicentro do terremoto, segundo a Agência, foi identificado a uma profundidade de 50 quilômetros no mar, próximo à Chiba. A mesma fonte informou que outros tremores de mesma intensidade podem ocorrer na região.
Vale lembrar que a magnitude (6,2) indica a energia liberada no epicentro do terremoto, enquanto o grau na escala japonesa (5-) é uma medida dos efeitos do abalo na superfície da terra e nas estruturas construídas pelo homem.
As cidades mais afetadas pelo terremoto, com graus variando entre 5- a 3 na escala japonesa, incluem várias localidades em Ibaraki, Chiba, Miyagi, Fukushima, Tochigi, Saitama, Tóquio, Kanagawa, Niigata e Yamanashi.
Foto: Yahoo Japan