Tóquio, Japão – Em um anúncio feito na quarta-feira (17), a Micron Technology revelou seus planos de investir até ¥500 bilhões (equivalente a 3,70 bilhões de dólares) nos próximos anos em tecnologia de litografia ultravioleta extrema (EUV), com o apoio do governo japonês.
A empresa planeja utilizar as mais recentes máquinas de fabricação de chips de litografia EUV para produzir chips de 1-gama, que serão utilizados na produção em massa de materiais necessários em aplicações complexas, como redes de processamento de imagem.
A Micron será a primeira empresa de semicondutores a introduzir a tecnologia EUV para produção no Japão. A empresa planeja expandir a produção de EUV tanto em Taiwan quanto no Japão a partir de 2025.
Este anúncio vem logo após a Micron iniciar a produção em massa de seus novos chips de memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM) 1-beta de alta capacidade e baixa potência em sua fábrica em Hiroshima no ano passado.
O Japão tem se empenhado em revitalizar seu setor de chips, cuja participação no mercado global caiu de 50% para cerca de 10% desde o final dos anos 1980. Enquanto isso, os Estados Unidos têm instado cada vez mais seus aliados a colaborarem no combate aos avanços da China no campo dos chips e no desenvolvimento de tecnologia avançada.
Com esse investimento significativo em tecnologia de chips e a introdução da tecnologia EUV no Japão, espera-se que a Micron Technology impulsione a indústria de semicondutores do país e contribua para a expansão do mercado global de chips.
Foto: Reuters