A Embaixada do Japão no Brasil anunciou que estão abertas as inscrições para concorrer a bolsas de estudo de pós-graduação (pesquisa) no país. O período de inscrição iniciou na segunda-feira, dia 8, e se estenderá até o dia 2 de junho.
Segundo as informações divulgadas, os interessados em participar do processo seletivo devem possuir ensino superior completo e ter no máximo 34 anos até o dia 1º de abril de 2024. Os critérios de avaliação incluem análise do histórico escolar, certificados e outros documentos do candidato, além da apresentação de um projeto de pesquisa.
Os candidatos pré-selecionados serão convocados para realizar provas de proficiência em inglês e japonês, que serão aplicadas no Brasil. Aqueles que obtiverem êxito nessas etapas serão submetidos a uma entrevista eliminatória.
Além disso, a embaixada informou que as inscrições para bolsas de graduação, cursos técnicos e profissionalizantes serão abertas no próximo mês e estarão disponíveis até o dia 21 de junho. Para essa categoria, é necessário possuir ensino médio concluído até 2023 e ter no máximo 24 anos.
Os candidatos serão submetidos a provas de proficiência em inglês e japonês, bem como a testes na área de estudo escolhida, seguidos de uma entrevista. Os documentos também serão avaliados nesse processo seletivo.
Segundo a assessora executiva Marta Yada, da Embaixada do Japão em Brasília, todos os cursos oferecidos contemplam a obtenção de diploma ou certificado, ampliando as chances reais de conseguir emprego no Japão.
Vale destacar que todas as bolsas de estudo incluem passagem para o Japão, isenção de taxas escolares e uma ajuda de custo mensal de até ¥145 mil.
Foto: Freepik