Japão

Japão e Coreia do Sul compartilharão informações sobre mísseis norte-coreanos

Os países do Japão e Coreia do Sul, junto com os Estados Unidos, planejam discutir o assunto em Cingapura no início do próximo mês.

Japão e Coreia do Sul compartilharão informações sobre mísseis norte-coreanos
Visualizações

Autoridades de defesa do Japão e da Coreia do Sul devem acertar no início do próximo mês a conexão de seus radares por meio de um sistema dos Estados Unidos para compartilhar informações em tempo real sobre os mísseis balísticos da Coreia do Norte, segundo uma fonte com conhecimento do assunto nesta terça-feira (9).

Os ministros da Defesa do Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos planejam chegar a um acordo durante uma cúpula de defesa asiática a ser realizada em Cingapura no início de junho, segundo a fonte.

Publicidade
blank

Com a Coréia do Norte lançando mísseis balísticos em um ritmo sem precedentes no ano passado, os três países concordaram em novembro em acelerar o compartilhamento de informações. O Japão e a Coreia do Sul estão ligados independentemente aos sistemas de radar dos Estados Unidos, mas não reciprocamente.

Os laços entre os aliados asiáticos dos Estados Unidos se fortaleceram nos últimos meses diante da ameaça norte-coreana. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, se reuniu com o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, em Seul no domingo (7), onde confirmaram o progresso na cooperação de defesa.

Os ministros da Defesa do Japão e da Coreia do Sul estão planejando se encontrar separadamente à margem do IISS Shangri-La Dialogue, que será realizado em Cingapura de 2 a 4 de junho, no que seria a primeira reunião desse tipo desde novembro de 2019.

Foto: Reuters

Comentários
Publicidade
blank