A Índia superou a China como o país mais populoso do mundo, de acordo com dados divulgados pelas Nações Unidas na quarta-feira (19).
Com uma população de 1,4286 bilhão, a Índia está agora ligeiramente à frente da China, que tem 1,4257 bilhão de pessoas, de acordo com estimativas para meados de 2023 realizadas pelo painel de População Mundial das Nações Unidas.
Os números da China não incluem Hong Kong e Macau, Regiões Administrativas Especiais da China, e Taiwan, mostraram os dados.
A população crescente adicionará urgência para o governo do primeiro-ministro Narendra Modi criar empregos destinados a milhões de pessoas que estão entrando na força de trabalho, visto que a nação se distancia dos trabalhos na agricultura.
A Índia, onde a metade da população tem menos de 30 anos, deverá ser a economia que cresce mais rápido no mundo nos próximos anos. A terceira maior economia da Ásia é agora lar para cerca de um quinto da humanidade, maior do que a população inteira da Europa ou África ou Américas.
Enquanto isso também seja uma realidade para a China por enquanto, é esperado que mude, já que a população da Índia deve continuar aumentando e chegar a 1,668 bilhão até 2050, quando a da China deve contrair para cerca de 1,317 bilhão.
As Nações Unidas estimam que mais da metade do aumento projetado na população global entre 2022 e 2050 estará concentrada em apenas oito países: República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia.
Foto: AFP