A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira (19) que investirá R$1,7 bilhão (US$334 milhões) no Brasil para produzir um novo veículo híbrido compacto que pode ser abastecido com biocombustível.
O objetivo da empresa é alcançar um público mais amplo no país ao expandir a produção de híbridos a biocombustível menores e mais baratos, que serão vendidos a partir de 2024.
Ainda não foram divulgados quais modelos específicos serão produzidos, mas o esportivo utilitário Yaris Cross é considerado um dos candidatos.
A produção será feita na planta da Toyota em Sorocaba, no estado de São Paulo, e o investimento deve gerar 700 novos empregos. O Brasil é lar para um crescente número de veículos flex que funcionam com bioetanol, gasolina ou uma mistura dos dois.
Até agora, a Toyota lançou apenas híbridos flexíveis dentro de sua série emblemática Corolla. Com a nova linha de produção, a montadora espera ampliar sua presença no mercado de híbridos no país e exportar os novos veículos para 22 países da América Latina.
Além disso, a medida também leva em conta as realidades estruturais do Brasil, onde a rede de estações de recarga para veículos elétricos ainda é bastante limitada.
A expectativa é que a produção de híbridos a biocombustível possa atender a demanda por alternativas mais sustentáveis e acessíveis.
No ano passado, a Toyota produziu 224.133 veículos no Brasil, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, conforme a Associação Brasileira de Fabricantes de Veículos Automotivos.