De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Defesa do Japão (MOD), um míssil balístico intercontinental foi lançado pela Coreia do Norte em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão) às 7h22 desta quinta-feira (13) e caiu fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do país. A queda foi anunciada pela Guarda Costeira do Japão às 08h19.
A população de Hokkaido levou um susto, pois às 7h55 foi emitido o J-Alert pedindo que as pessoas buscassem abrigo no subsolo ou em edifícios, uma vez que a queda era prevista para por volta das 8h. Às 8h20, no entanto, a possibilidade de queda de míssil nessa província foi descartada.
Pyongyang aumenta as tensões nos últimos tempos, com endurecimento da retórica e outros movimentos provocativos, como o teste do que alegou ser drones de ataque nuclear subaquático.
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, presidiu uma importante reunião do partido governista na segunda-feira, quando pediu a expansão da dissuasão de guerra de seu país de uma maneira mais “prática e ofensiva”, segundo a mídia estatal.
Foto: Reuters