O Japão está se preparando para lançar uma nova estrutura de assistência militar, chamada de Assistência de Segurança Oficial (OSA), visando ajudar países aliados a fortalecerem suas capacidades de segurança e estabilizar a região Indo-Pacífico.
O governo japonês planeja oferecer ajuda militar a quatro países, incluindo as Filipinas, como parte do primeiro programa baseado nas diretrizes OSA.
Com a OSA, o Japão planeja ajudar países em desenvolvimento a melhorar suas capacidades de dissuasão por meio do fornecimento de equipamentos de defesa e outros meios.
Ao combinar a OSA com a estrutura de Assistência de Desenvolvimento Oficial (ODA) do Japão, o governo espera expandir sua rede de países aliados para conter a crescente influência da China e da Rússia.
O governo japonês está considerando fornecer um sistema de radar de alerta e vigilância para as forças das Filipinas, além de fornecer ajuda militar para Bangladesh, Fiji e Malásia.
As diretrizes operacionais da OSA devem ser anunciadas em breve, e o governo já separou cerca de ¥2 bilhões em seu orçamento fiscal de 2023 para financiar o programa.
Depois que as diretrizes forem estabelecidas, o governo japonês planeja coordenar prontamente com países relacionados e iniciar pesquisas no local.
Foto: Internet