O governo japonês está considerando estabelecer uma política de seguro de saúde para as despesas de parto normal, como parte de suas medidas para combater a diminuição da população no país. Segundo a emissora Fuji TV, o governo espera finalizar as medidas até o dia 31 de março.
Atualmente, as despesas de parto normal não são cobertas pelo seguro de saúde, mas a gestante recebe uma ajuda após o nascimento do bebê.
O ex-primeiro-ministro Yoshihide Suga já havia solicitado a aplicação do seguro e agora o Partido Liberal Democrata elaborou uma proposta solicitando essa ideia.
Embora os detalhes ainda não tenham sido definidos, a medida é vista como um incentivo para a natalidade no país, que vem caindo há anos.
O número de nascimentos no Japão em 2022 foi de 799.728, incluindo bebês nascidos de pais estrangeiros que moram no Japão e de pais japoneses que vivem no exterior. Em 1982, o número de nascimentos foi de 1,5 milhão.
Além disso, o primeiro-ministro Fumio Kishida prometeu aumentar o auxílio infantil e da ajuda do parto, que passará dos atuais ¥420 mil para ¥500 mil. A proposta é vista como uma medida importante para incentivar a natalidade no país.