O sistema bancário do Japão está estável e o país não sofrerá o contágio dos problemas do setor bancário dos Estados Unidos e da Europa, assegurou o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno.
Ele também saudou a decisão de domingo dos principais bancos centrais, incluindo o Banco do Japão, de reforçar o fluxo global de dinheiro, expandindo uma linha de swap existente para garantir que os credores tenham dólares suficientes para operar.
Cada país imediatamente aumentou os esforços à medida que movimentos avessos ao risco foram vistos nos mercados financeiros, disse o principal porta-voz do governo do Japão.
O sistema financeiro do Japão está estável, disse ele, acrescentando que as autoridades estão observando os movimentos do mercado financeiro.
As ações asiáticas se estabilizaram e os futuros de ações dos EUA subiram como sinal de alívio após o acordo de resgate no fim de semana para o Credit Suisse e ação consertada do banco central, embora o comércio estivesse tenso e volátil com os temores de contágio perseguindo as ações financeiras.
As autoridades japonesas descartaram a chance de contágio no Japão, dizendo que os bancos domésticos têm reservas de capital suficientes para absorver as perdas causadas por vários fatores externos, incluindo riscos do colapso dos credores dos EUA.
Imagem: Freepik