EconomiaEmpregoJapão

Uniqlo aumentará salários anuais no Japão em até 40%

blank
Visualizações

A operadora da Uniqlo, Fast Retailing Co., informou que vai aumentar os salários anuais de seus trabalhadores no Japão em até 40% em março, em um esforço para reduzir a diferença de remuneração com seus funcionários no exterior e aumentar a competitividade global da empresa.

A operadora da rede de roupas casuais junta-se a outras grandes empresas que se movem para aumentar os salários em meio à preocupação do público sobre os preços continuarem subindo e mordendo os bolsos das famílias japonesas.

Publicidade
blank

Devido à revisão de seu sistema de remuneração que cobre seus 8.400 funcionários em tempo integral, os custos trabalhistas domésticos da Fast Retailing deverão aumentar em cerca de 15 por cento.”

Os salários mensais iniciais para graduados universitários serão aumentados para 300 mil ienes (US$ 2.300) dos atuais 255 mil ienes, um aumento salarial anual de cerca de 18%, informou a empresa.

Os salários mensais dos novos gerentes de loja, que normalmente são funcionários do primeiro ou segundo ano, serão de 390 mil ienes, um aumento de 100 mil ienes e um aumento de cerca de 36% ao ano. Os ganhos anuais de outros funcionários também serão aumentados em até 40%, de acordo com a empresa.

O governo japonês pediu às empresas que aumentem os salários em meio ao aumento do custo de vida, e espera-se que a ação da gigante global do vestuário afete as negociações salariais anuais “shunto” entre a administração e os trabalhadores em todo o Japão.

O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, saudou a decisão da Fast Retailing e disse esperar que outras empresas sigam o exemplo e aumentem os salários “ao máximo”.

“A melhor maneira de lidar com os altos preços das commodities no momento é aumentar continuamente os salários para acompanhar o aumento dos preços”, disse o principal porta-voz do governo em uma coletiva de imprensa regular.

Além da Fast Retailing, a principal fabricante de câmeras Canon Inc. está aumentando o salário base de todos os seus funcionários em 7 mil ienes este mês. A grande cervejaria Suntory Holdings Ltd. e a Sumitomo Mitsui Financial Group Inc. estão considerando aumentos salariais.

Os bônus dos funcionários do Fast Retailing também devem aumentar com base nas próximas mudanças. A empresa disse que eliminará os subsídios executivos e implementará um sistema de classificação comum para decidir os salários dos funcionários.

O aumento salarial mais recente ocorre depois que a empresa aumentou os salários por hora de seus trabalhadores de meio período no Japão em cerca de 20%, em média, em setembro passado.

A Fast Retailing registrou um lucro líquido recorde de 273,34 bilhões de ienes no ano encerrado em agosto, um aumento de 60,9% em relação ao ano anterior, ajudado por fortes vendas no exterior.

O lucro operacional foi de 297,33 bilhões de ienes sobre vendas de 2,3 trilhões de ienes. Ambos foram recordes.

Comentários
Publicidade
blank