EconomiaJapãoMundoTecnologia

Japão fará parceria com laboratório belga para desenvolvimento de semicondutores

Visualizações

Um novo consórcio japonês de semicondutores está se unindo a um laboratório de pesquisa belga. A Rapidus pretende realizar pesquisas conjuntas com a instalação de chips de próxima geração que serão fabricados no Japão.

O grupo japonês de empresas foi formado este ano e conta com oito membros, incluindo a Toyota Motor e a gigante das telecomunicações NTT. O objetivo da Rapidus é reduzir a forte dependência de chips importados pelas indústrias japonesas.

Publicidade

Os fabricantes nacionais já foram grandes players no mercado global de semicondutores. Uma das razões para o declínio de sua participação no mercado foi o fracasso em colaborar com entidades estrangeiras que possuem tecnologias de ponta.

De acordo com  NHK, a parceria com a imec, sediada na Bélgica, é o primeiro passo em uma nova direção. O laboratório é conhecido por sua tecnologia de miniaturização, capaz de produzir circuitos o mais finos possível para melhor desempenho.

Rapidus planeja promover o pessoal despachando engenheiros para imec. Também visa fortalecer os laços tecnológicos com outros laboratórios de pesquisa e empresas fora do Japão em uma tentativa de desenvolver chips que atendam às necessidades globais.

Comentários
Publicidade