A Toyota Motor apresentou a nova versão do Prius, o modelo que primeiro trouxe carros híbridos para o mercado em massa.
A empresa está destacando a capacidade da tecnologia de ajudar a alcançar a neutralidade de carbono, mesmo quando os consumidores se voltam cada vez mais para veículos totalmente elétricos.
A gigante automotiva japonesa estreou nesta quarta-feira (16), a primeira mudança completa de modelo para sua principal marca híbrida em sete anos.
A Toyota disse que o sistema híbrido de ponta ajuda a obter uma aceleração poderosa, mantendo alta eficiência de combustível.
O novo Prius será lançado neste inverno no Japão e em outros mercados importantes, incluindo os Estados Unidos e a Europa.
O chefe de design da Toyota, Simon Humphries, disse que, embora os veículos elétricos sejam vistos como o padrão para o futuro, ainda é necessário um carro ecológico acessível. Ele disse: “Prius é o carro ecológico que todos podem alcançar. Para alcançar a neutralidade de carbono, todos no mundo devem participar.”
A empresa de pesquisa britânica LMC Automotive diz que cerca de 78 milhões de carros novos foram vendidos em 2020, quase 90% deles modelos a gasolina. EVs e híbridos representaram apenas cerca de 3% das vendas cada.
As vendas globais de carros novos estão projetadas para atingir 105 milhões em 2030. A proporção de veículos a gasolina deve cair para 38%, enquanto a de veículos elétricos aumentará para 35%.
Os híbridos devem representar cerca de 10%, com vendas em termos unitários crescendo quatro vezes em relação aos níveis de 2020.