Mundo

Míssil disparado pela Coreia do Norte atravessa o Japão

Moradores da região central do país receberam aviso do sistema de alerta.

blank
Visualizações

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico na manhã desta quinta-feira (3) que sobrevoou o território japonês. Residentes das províncias de Miyagi, Yamagata e Niigata receberam avisos do sistema de alerta de transmissão do governo japonês pedindo para se abrigar em ambientes fechados. O míssil atravessou o país e caiu no Oceano Pacífico 25 minutos após o lançamento, informou a Guarda Costeira do Japão.

Os militares da Coreia do Sul também relataram o lançamento do míssil, que partiu da costa leste da Coreia do Norte. A agência de notícias Yonhap informou que o balístico passou por uma fase de separação, sugerindo que pode ser uma arma de longo alcance.

Publicidade
blank

O disparo ocorre um dia depois do país governado por Kim Jong-un lançar ao menos 23 mísseis, incluindo um que caiu a menos de 60 quilômetros da costa sul-coreana e o qual o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, descreveu como uma “invasão territorial”. Os Estados Unidos, no que lhe concerne, o classificaram como “imprudente”.

Esta foi a primeira vez que um míssil balístico caiu perto das águas do Sul desde que a península foi dividida em 1945, e o maior número de mísseis disparados pelo norte em um único dia. A Coreia do Sul emitiu raros alerta de ataque aéreo e lançou seus próprios mísseis em resposta.

Foto: News Week

Comentários
Publicidade
blank