O número de carros 0KM vendidos na China em setembro, anunciado pela Toyota Motor na segunda-feira (10), foi de 172,8 mil unidades, um aumento de 50,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Este é o quarto mês consecutivo de crescimento anual. A Toyota se favorece pelo vento a favor das medidas de redução de impostos do governo da China, com a finalidade de incentivar a compra de carros novos.
A gigantesca montadora japonesa analisa como um efeito reacionário do mesmo mês do ano passado, quando o impacto da escassez global de semicondutores foi grave e grande.
As autoridades chinesas introduziram em junho essa medida para reduzir pela metade o imposto sobre a compra de carros que atendam a determinadas condições até o final deste ano. Com isso, as vendas dos modelos alvo foram fortes para a Toyota.
Em relação ao mercado chinês, as medidas de controle de infecção baseadas na política covid zero e o impacto da escassez de semicondutores estão latentes, por isso, a Toyota está atenta ao futuro, observando a mentalidade do consumidor e as tendências dos concorrentes.
Honda e Nissan
Por outro lado, o mês de setembro não foi bom para a Honda, a qual informou que as vendas caíram 16,8%, ou total 101.069 unidades, pela primeira vez em 4 meses.
A Honda foi afetada pela escassez de semicondutores e ajustou temporariamente a produção de alguns modelos em setembro, o que afetou as vendas.
A Nissan também teve queda de vendas pelo segundo mês consecutivo, de 11,8%, fechando com 92.071 unidades vendidas.