A cidade portuária de Tonosho, na costa oeste da ilha de Shodoshima, na província de Kagawa, foi a anfitriã da 36ª edição do Campeonato Japonês de Pesagem de Abóboras no início deste mês, com Makoto Nakajima, da província de Yamanashi, ganhando o prêmio principal pela primeira vez.
Um total de 47 abóboras foram trazidas de 10 prefeituras de todo o país e Nakajima, de 71 anos, produziu um gigante pesando 427,4 quilos para garantir a vitória.
O triunfo de Nakajima no evento realizado na antiga prefeitura de Tonosho garantiu a ele uma vaga de qualificação para a Pesagem de Abóboras do Campeonato Mundial na Califórnia em 10 de outubro.
Todos os tipos de abóboras que tiveram classificação alta nos encontros da prefeitura, desde “whoppers” pesando várias centenas de quilos até menores com atenção especial à forma e cor, estavam em exibição no local.
Cada abóbora foi cuidadosamente colocada na balança, com as gigantes precisando ser levantadas por empilhadeira. Nakajima está em seu oitavo ano de cultivo de abóbora, e esta foi sua quarta participação na competição nacional.
Ele frequentemente troca informações sobre rega e fertilização com outros entusiastas locais de abóbora e visita os campos quase todos os dias para capinar e verificar a condição das videiras.
Segundo o Shikoku Shimbun, Nakajima disse que sentiu que tinha uma vantagem sobre outros competidores porque seu campo está situado a uma altura de cerca de 1.000 metros e não foi afetado pelo intenso calor nacional deste verão.
“Como eu estava interagindo com meus amigos enquanto cultivava as abóboras, eu me diverti cuidando delas”, disse Nakajima. “Acho que isso levou a um bom resultado. Quero crescer ainda mais no próximo ano.”
Toshiki Sasaki, 95, de Shodoshima, cuja abóbora de 171,1 kg foi a primeira entre as inscrições da Prefeitura de Kagawa, disse: “Faz cerca de 20 anos desde que comecei a cultivar abóboras. Os resultados da competição são competitivos. meu coração.” ele sorriu.
As inscrições somente de dados foram aceitas dos anfitriões do torneio da prefeitura Chiba, Mie, Okayama e Kagoshima para as competições de 2020 e 2021 devido às medidas de prevenção de infecção por coronavírus em vigor na época.
Mas como as restrições de viagem impostas por vírus foram suspensas, apenas as abóboras que podiam ser pesadas no dia no local eram elegíveis desta vez.